Public Projeto de TIC #344

JuLIA - Justiça Auxiliada por Inteligência Artificial
Estratégico Em andamento 0 0 0 0 OPALALAB
Prazo | Utilização: 60.66%
01/03/2023 31/12/2024
01/04/2023
Progresso %

Identificação

Nome

JuLIA - Justiça Auxiliada por Inteligência Artificial 

Unidade Executante

OPALALAB 

Unidade Proponente

OPALALAB 

Patrocinador

Presidência 

Clientes

Cidadãos, servidores e representantes processuais  

Objeto(s) (Produto(s) entregue ao final)

Construção de uma Entidade Virtual que faça uso de Inteligência Computacional para realizar tarefas que contemplem: - Acesso à informações diversas do tribunal como contatos, diários de justiça e serviços disponibilizados; - Acesso à informações processuais, análises e insights; - Serviço de mensageria para comunicação automatizada através do WhatsApp, Chatbot no portal e outros meios; - Interação com os usuários fazendo uso de linguagem natural; - Automatização de tarefas repetitivas ou exaustivas;  

Status

Em andamento 

Início

01/03/2023 

Fim

31/12/2024 

Objetivo(s)

Permitir consultas e acompanhamento processual, fornecer análises e insights sobre os dados processuais, acesso a informações gerais, indicação de jurisprudências e automatização de tarefas rotineiras como classificação de processos, identificação de duplicidade de processos, elaboração de minutas de decisões judiciais, entre outras. 

Objetivos Complementares

Objetivo Indicador Meta

Escopo

Escopo

A Entidade Virtual JuLIA será um sistema cuja interação com os usuários se dará no modelo de diálogos, através de serviços de mensageria, sendo o principal deles o WhatsApp. A solução contemplará os objetivos descritos anteriormente, fazendo uso, ora de análises baseadas em heurísticas, ora de modelos de inteligência artificial, dependendo da necessidade. A interação com a solução poderá ocorrer de maneira passiva, onde a entidade espera por um questionamento do usuário, que poderá, para isso, fazer uso de linguagem natural ou, de maneira ativa, onde a entidade decide por iniciar um diálogo e enviar informações aos usuários sempre que julgar importante. 

Fora do Escopo

Criação de painéis de dados e relatórios ad hoc.  

Premissas

Premissa
Apoio da administração nas contratações eventualmente necessárias

Restrições

Restrição
Acesso às plataformas WhatsApp Business e Microsoft Azure

Justificativa, Considerações e Observações

Justificativa

O Projeto JuLIA busca respostas para os diferentes gargalos existentes na justiça estadual, ainda que de forma preliminar é um passo importante no que se refere a aplicação de Inteligência Computacional no âmbito do Poder Judiciário do Piauí. A ideia central é criar um ambiente que permita e estimule criação de módulos de IC acopladas à entidade JuLIA, viabilizando , desta forma, a longevidade e evolução contínua da solução. 

Considerações

A JuLIA surgiu sobre a ótica da necessidade de adequação dos rumos do TJPI em prol do avanço e modernidade, baseada principalmente por pilares da celeridade, isonomia, e responsabilidade nos quais a justiça deve ser fundamentada. A implementação de uma Inteligência Artificial no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) pode ser uma solução eficaz para lidar com a quantidade crescente de processos judiciais e agilizar o trâmite processual. Com a IA, é possível automatizar algumas tarefas rotineiras, como classificação de processos, identificação de duplicidade de processos, elaboração de minutas de decisões judiciais, entre outras. A solução pode ainda ajudar a identificar e analisar dados para prever demandas futuras, a fim de que o tribunal possa se preparar para elas. A tecnologia também permite o armazenamento e a organização de informações de forma segura e confiável, evitando a perda de dados ou atrasos no acesso a informações importantes. 

Observações

A criação de um chatbot para o Tribunal de Justiça do Piauí é uma iniciativa que pode trazer inúmeros benefícios tanto para a instituição quanto para os cidadãos que precisam acessar seus serviços. Em um momento em que a tecnologia se apresenta como uma grande aliada na busca por maior eficiência e agilidade nos serviços públicos, a criação de um chatbot para o TJPI segue uma tendência que vem ganhando espaço em todo o mundo. 

Registros

Data Descrição Membro Versão

Tarefas

Alinhamento

Planejamento(s)

#6. Plano de Gestão 2023/2024 - Des. Hilo de Almeida

Macrodesafio(s)

#6.62 Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Iniciativa(s)

#6.62.152 Melhorar o tempo médio dos processos pendentes líquidos do TJPI
#6.62.153 Melhorar o cumprimento das Metas Nacionais
#6.62.154 Acelerar o julgamento dos processos mais antigos
#6.62.156 Aumentar o número de unidades judiciárias com Índice de Atendimento à Demanda (IAD) acima de 100%
#6.62.167 Habilitar o Codex para o TJPI
#6.62.168 Utilizar a plataforma de Inteligência Artificial (Sinapses/CNJ) para automação de rotinas judiciais

Estratégia

Estratégico

sim 

Priorização

Dificuldade

Alta 

Investimento

Baixo 

Elucidação

Pouco Elucidado 

Prazo Imposto

 

Explicação do Prazo

 

Determinação Legal

 

Descrição da Determinação Legal

 

Orçamento

Entrega Recurso UNID. QTDE Valor (R$) Total (R$)
CUSTO DO PROJETO R$ 0,00
RESERVA DE CONTINGÊNCIA (RESPOSTA AO RISCO) R$ 0,00
TOTAL DO PROJETO R$ 0,00