JuLIA - Justiça Auxiliada por Inteligência Artificial
OPALALAB
OPALALAB
Presidência
Cidadãos, servidores e representantes processuais
Objeto(s) (Produto(s) entregue ao final)Construção de uma Entidade Virtual que faça uso de Inteligência Computacional para realizar tarefas que contemplem: - Acesso à informações diversas do tribunal como contatos, diários de justiça e serviços disponibilizados; - Acesso à informações processuais, análises e insights; - Serviço de mensageria para comunicação automatizada através do WhatsApp, Chatbot no portal e outros meios; - Interação com os usuários fazendo uso de linguagem natural; - Automatização de tarefas repetitivas ou exaustivas;
Em andamento
01/03/2023
31/12/2024
Permitir consultas e acompanhamento processual, fornecer análises e insights sobre os dados processuais, acesso a informações gerais, indicação de jurisprudências e automatização de tarefas rotineiras como classificação de processos, identificação de duplicidade de processos, elaboração de minutas de decisões judiciais, entre outras.
Objetivo | Indicador | Meta |
---|
A Entidade Virtual JuLIA será um sistema cuja interação com os usuários se dará no modelo de diálogos, através de serviços de mensageria, sendo o principal deles o WhatsApp. A solução contemplará os objetivos descritos anteriormente, fazendo uso, ora de análises baseadas em heurísticas, ora de modelos de inteligência artificial, dependendo da necessidade. A interação com a solução poderá ocorrer de maneira passiva, onde a entidade espera por um questionamento do usuário, que poderá, para isso, fazer uso de linguagem natural ou, de maneira ativa, onde a entidade decide por iniciar um diálogo e enviar informações aos usuários sempre que julgar importante.
Fora do EscopoCriação de painéis de dados e relatórios ad hoc.
Premissa |
---|
Apoio da administração nas contratações eventualmente necessárias |
Restrição |
---|
Acesso às plataformas WhatsApp Business e Microsoft Azure |
O Projeto JuLIA busca respostas para os diferentes gargalos existentes na justiça estadual, ainda que de forma preliminar é um passo importante no que se refere a aplicação de Inteligência Computacional no âmbito do Poder Judiciário do Piauí. A ideia central é criar um ambiente que permita e estimule criação de módulos de IC acopladas à entidade JuLIA, viabilizando , desta forma, a longevidade e evolução contínua da solução.
ConsideraçõesA JuLIA surgiu sobre a ótica da necessidade de adequação dos rumos do TJPI em prol do avanço e modernidade, baseada principalmente por pilares da celeridade, isonomia, e responsabilidade nos quais a justiça deve ser fundamentada. A implementação de uma Inteligência Artificial no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) pode ser uma solução eficaz para lidar com a quantidade crescente de processos judiciais e agilizar o trâmite processual. Com a IA, é possível automatizar algumas tarefas rotineiras, como classificação de processos, identificação de duplicidade de processos, elaboração de minutas de decisões judiciais, entre outras. A solução pode ainda ajudar a identificar e analisar dados para prever demandas futuras, a fim de que o tribunal possa se preparar para elas. A tecnologia também permite o armazenamento e a organização de informações de forma segura e confiável, evitando a perda de dados ou atrasos no acesso a informações importantes.
ObservaçõesA criação de um chatbot para o Tribunal de Justiça do Piauí é uma iniciativa que pode trazer inúmeros benefícios tanto para a instituição quanto para os cidadãos que precisam acessar seus serviços. Em um momento em que a tecnologia se apresenta como uma grande aliada na busca por maior eficiência e agilidade nos serviços públicos, a criação de um chatbot para o TJPI segue uma tendência que vem ganhando espaço em todo o mundo.
Data | Descrição | Membro | Versão |
---|
#6. Plano de Gestão 2023/2024 - Des. Hilo de Almeida
#8. Plano de Transformação Digital 2021-2026
#6.62 Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
#6.62.152 Melhorar o tempo médio dos processos pendentes líquidos do TJPI
#6.62.153 Melhorar o cumprimento das Metas Nacionais
#6.62.154 Acelerar o julgamento dos processos mais antigos
#6.62.156 Aumentar o número de unidades judiciárias com Índice de Atendimento à Demanda (IAD) acima de 100%
#6.62.167 Habilitar o Codex para o TJPI
#6.62.168 Utilizar a plataforma de Inteligência Artificial (Sinapses/CNJ) para automação de rotinas judiciais
sim
0
Alta
Baixo
Pouco Elucidado
Descrição da Determinação Legal
Entrega | Recurso | UNID. | QTDE | Valor (R$) | Total (R$) |
---|---|---|---|---|---|
CUSTO DO PROJETO | R$ 0,00 | ||||
RESERVA DE CONTINGÊNCIA (RESPOSTA AO RISCO) | R$ 0,00 | ||||
TOTAL DO PROJETO | R$ 0,00 |