Compras Integradas
SLC
23.0.000032111-7
SLC
Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e Sociedade em geral.
Objeto(s) (Produto(s) entregue ao final)Elaboração de formulário para aquisição de bens e serviços; e Cartilha de aquisição para unidades demandantes.
Paralizado
01/03/2023
19/12/2023
Aprimorar as compras públicas; Quebra das barreiras interdepartamentais; Evitar os indesejáveis sobrepreços e superfaturamentos e Implementar a Gestão de Processos.
O projeto Compras Integradas tem como objetivo, em síntese, proporcionar uma gestão pública pautada pela eficiência no gasto público, promovendo uma ampla participação das unidades demandantes no procedimento de licitação. O setor demandante é a unidade responsável pela requisição de bens ou serviços, devendo detalhar minuciosamente o objeto em desejo. Especificações técnicas bem definidas proporcionam aquisições mais eficientes, reduzindo a possibilidade de gastos indesejáveis, materiais de baixa qualidade ou que não atendam ao desejo da Administração. Dessa forma, o projeto tem como propósito disponibilizar uma ferramenta simples de requisição de bens e serviços, onde os diversos setores demandantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí prestarão informações básicas e fundamentais para formalização da demanda, que posteriormente servirão de base para elaboração de documentos técnicos da licitação, tais como Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência. Além da criação do Formulário de Requisição de Demanda, também será desenvolvido uma Cartilha de orientação destinado às unidades demandantes, fornecendo diretrizes e instruções fundamentais para a formalização de demandas.
Fora do Escopo
MACRODESAFIO 9 : Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária; e MACRODESAFIO 11: Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira. A integração entre setores pode ser definida como o processo de colaboração entre diferentes setores, áreas ou órgãos de um mesmo governo ou instituição, visando atender às demandas da sociedade de forma mais eficiente e eficaz. Nesse contexto, o projeto denominado "Compras Integradas" tem como propósito fomentar a participação de múltiplos agentes no processo de aquisição de bens e serviços, com vistas a assegurar que as compras realizadas reflitam de maneira precisa as reais necessidades do setor demandante. Além disso, busca-se alcançar uma maior abrangência de beneficiários, compartilhar responsabilidades, atribuições e experiências, bem como estabelecer um procedimento de natureza colaborativa e participativa. Embora se promova uma maior participação das unidades demandantes no processo de aquisição, é importante ressaltar que a condução técnica do procedimento ficará a cargo da Superintendência de Licitações e Contratos. Tal medida visa transpor as barreiras interdepartamentais, evitando, assim, a realização de compras inadequadas, sobrepreços e superfaturamentos. Dentre as iniciativas estratégicas do Plano de Gestão (2023-2024), pode-se destacar o Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária (Macrodesafio 9) e o Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira (Macrodesafio 11). Acredita-se que a troca de experiências, por meio da promoção de processos integrados proporcionará uma gestão eficiente, que com a colaboração de vários atores proporcionará melhores resultados. Desse modo, busca-se evitar a ocorrência de aquisições inadequadas, bem como a indesejável incidência de sobrepreços e superfaturamentos nos processos de aquisição pública.
ConsideraçõesObservações
23.0.000029595-7 - Licitações Eficientes; 23.0.000056656-0 - Ofício Circular Presidencial; Informação Nº 1172/2024 - Pausado; Informação Nº 4867/2024 - Outras informações relevantes.
Verificar as maiores dificuldades das unidades demandantes na formalização de demandas para a SLC Informação Nº 99655/2023 (4973163) Ofício-Circular Nº 250/2023 (4306012)
a
31/03/2023
Iniciada: 01/03/2023
Finalizada: 31/03/2023
Finalizada
|
100%
|
Elaborar documento base para requisição de demanda Informação Nº 99655/2023 (4973163) Ofício-Circular Nº 250/2023 (4306012)
a
24/04/2023
Iniciada: 10/04/2023
Finalizada: 24/04/2023
Finalizada
|
100%
|
Criação de Formulário de Requisição de Demanda no SEI Informação Nº 99655/2023 (4973163) Ofício-Circular Nº 250/2023 (4306012)
a
12/05/2023
Iniciada: 25/04/2023
Finalizada: 12/05/2023
Finalizada
|
100%
|
Ofício Circular da Presidência Informação Nº 99655/2023 (4973163) Ofício-Circular Nº 250/2023 (4306012)
a
29/05/2023
Iniciada: 29/05/2023
Finalizada: 29/05/2023
Finalizada
|
100%
|
Elaboração de Cartilha de aquisição para unidades demandantes Informação Nº 99655/2023
a
19/12/2023
Iniciada: 04/12/2023
Não finalizada
Paralizada
|
5%
|
#6. Plano de Gestão 2023/2024 - Des. Hilo de Almeida
#6.70 Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
#6.68 Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
sim
15
Descrição da Determinação Legal
Entrega | Recurso | UNID. | QTDE | Valor (R$) | Total (R$) |
---|---|---|---|---|---|
CUSTO DO PROJETO | R$ 0,00 | ||||
RESERVA DE CONTINGÊNCIA (RESPOSTA AO RISCO) | R$ 0,00 | ||||
TOTAL DO PROJETO | R$ 0,00 |