Public Projeto Institucional #511

Identificação

Nome

ATRIBUIÇÕES, FLUXOGRAMAS E ROTINAS DE TRABALHO DA SECRETARIA GERAL DO TJPI 

Número do Processo SEI

25.0.000004758-1 

Unidade Gestora

SECGER 

Unidade Executante

SECGER 

Clientes

SECGER, Público interno e externo.  

Objeto(s) (Produto(s) entregue ao final)

Normativo com atribuições claras para a Secretaria Geral e Unidades subordinadas, bem como fluxogramas anexos descrevendo as rotinas de trabalho e trâmites que envolvem a SECGER e suas Unidades subordinadas. -Agregar segurança jurídica à atuação das Unidades envolvidas. 

Status

Não iniciado 

Público?

Sim 

Início

10/02/2025 

Fim

24/06/2025 

Objetivo(s)

-Determinar fluxos processuais e rotinas de trabalho transparentes e eficientes; -Eliminar ou reduzir retrabalhos; -Mitigar impasses organizacionais sobre competências e atribuições entre as Unidades envolvidas; -Previsibilidade no trâmite das demandas de competência da Unidade, bem como nos respectivos prazos de duração; -Agregar segurança jurídica à atuação das Unidades envolvidas. 

Escopo

Escopo

Trata-se de iniciativa pautada nas necessidades administrativas da Secretaria Geral do TJPI em delimitar seus fluxos de trabalho de modo a harmonizar a atuação desta Unidade com as demais do TJPI, inclusive suas subordinadas, mitigando ruídos, retrabalhos e agregando transparência, previsibilidade, celeridade, continuidade e segurança jurídica à atuação de seus agentes. Para tanto, serão analisados os normativos já existentes sobre os procedimentos que envolvem a atuação desta Unidade e suas subordinadas, bem como os normativos gerais que disciplinam e organizam as unidades administrativas do Poder Judiciário do Piauiense, com vistas ao planejamento e aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho pertinentes bem como, eventualmente a reorganização do organograma institucional para conformação à realidade administrativa do TJPI. 

Fora do Escopo

 

Justificativa, Considerações e Observações

Justificativa

Ato normativo, necessidade fundamentada da unidade ou outra base que justifique a necessidade do projeto. Considerando a edição da Resolução nº 414/2024, pela qual fora criada a Diretoria Geral na estrutura do TJPI, bem como definidas as atribuições dos Juízes Auxiliares da Presidência; Considerando o posicionamento hierárquico desta Unidade, bem como suas atribuições (Manual de Atribuições do TJPI - págs.54-55) e posição estratégica na gestão administrativa do TJPI; O Projeto funda-se na necessidade de reestruturar as competências e atribuições cotidianas da Unidade e Setores subordinados com fins ao aprimoramento dos fluxos de trabalho existentes, atendendo às demandas administrativas do TJPI dentro de forma célere e com segurança jurídica, observadas, ainda as melhores práticas da governança, transparência e eficiência. 

Considerações

 

Observações

 

Tarefas

Realizar a divisão de tarefas de cada grupo de acordo com os temas pertinentes/atribuições da Secretaria Geral.

Prazo: 10/02/2025
a
14/02/2025
Não iniciada
0%

Compilar e revisar os normativos aplicáveis às atribuições da Secretaria Geral, esboçando os fluxos de trabalho correspondentes. 

Prazo: 17/02/2025
a
31/03/2025
Não iniciada
0%

Reunião dos esboços para debate e aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho ou criação de novos normativos/fluxos.

Prazo: 01/04/2025
a
16/05/2025
Não iniciada
0%

Redimensionamento dos normativos e fluxos de acordo com os debates empreendidos e encaminhamento para Unidades interessadas para manifestação.

Prazo: 19/05/2025
a
23/05/2025
Não iniciada
0%

Compilação das contribuições das Unidades interessadas e edição dos normativos e fluxos finais.

Prazo: 26/05/2025
a
13/06/2025
Não iniciada
0%

Encaminhamento do produto final para aprovação da autoridade máxima.

Prazo: 13/06/2025
a
20/06/2025
Não iniciada
0%

Publicação e divulgação dos resultados.

Prazo: 21/06/2025
a
24/06/2025
Não iniciada
0%

Alinhamento

Planejamento(s)

#9. Plano de Gestão 2025/2026 - Des. Aderson Antônio Brito Nogueira

Macrodesafio(s)

#9.79 Promoção da sustentabilidade, inclusão e acessibilidade
#9.81 Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
#9.83 Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
#9.76 Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais
#9.74 Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade

Iniciativa(s)

Estratégia

Estratégico

sim 

Priorização

15 

Dificuldade

 

Investimento

 

Elucidação

 

Prazo Imposto

 

Explicação do Prazo

 

Determinação Legal

 

Descrição da Determinação Legal

 

Riscos

Orçamento

Entrega Recurso UNID. QTDE Valor (R$) Total (R$)
CUSTO DO PROJETO R$ 0,00
RESERVA DE CONTINGÊNCIA (RESPOSTA AO RISCO) R$ 0,00
TOTAL DO PROJETO R$ 0,00